Nossa definição do perfil leitor, saiba mais.

Postado em:
Blog - Novidades do Clube
- 29/12/2017 12:01:51

Nossa definição do perfil leitor, saiba mais.

Isso sim é tarefa difícil, agrupar em quatro grupos a infinidade de possibilidades de gostos que existem no mundo da leitura! Mas não é impossível, não quando o objetivo é incentivar a leitura e o amor pelos livros. Pense em um clube de assinatura de livros para a infância não apenas como um provedor regular de literatura de qualidade, mas como uma roda que faz girar o interesse pela leitura em todos os âmbitos. Incentivando seus filhos a interagir com o livro, a gostar de frequentar livrarias, ouvir e criar histórias.  Assim teremos uma rede muito maior e efetiva de incentivo à leitura do que apenas dependermos daqueles lindos livros que chegam em nossas casas todos os mêses 😊.

(Confira aqui os títulos do mês por perfil de leitura)

Para que possamos viabilizar as escolhas das obras e abranger o máximo de perfis no clube, nós consideramos pelo menos dois fatores. O primeiro é a idade do pequeno ou jovem leitor. Esse fator é importante para traçarmos um paralelo com o segundo fator, o momento de interação do leitor com a obra. A idade é um balizador, mas não um fator de decisão, o mais importante é o perfil leitor, pois somente os que estão próximos à criança ou jovem, sabem seu real nível de proficiência em leitura.

Os níveis de proficiência são os que seguem:

Bebês:

Quem foi que disse que bebê não lê? Lê sim. Bom, isso vai depender do que consideramos que significa “ler”. Para além do significado da palavra, ler, na nossa concepção, pode ser considerado “interagir” com a proposta da obra. E interagir é uma mistura de proposta do autor na concepção da obra com a recepção do leitor no seu momento de interação com a mesma. Crianças mais novas podem morder o livro, babar, passar a mão, sentir as páginas, jogar no chão, jogar em você, enquanto as "mais velhas" já podem interagir com maior emoção e noção de contexto. De qualquer forma, seja qual for a fase da criança nesse estágio, o simples ato de ouvir você contar uma história e experimentar com ela as sensações que o livro proporciona já a ajuda a criar um vínculo com a leitura e com o livro para o futuro.

Geralmente essa fase vai até os 2 ou 3 anos, dependendo do desenvolvimento social, moral e afetivo da criança.

Para ler junto

Nessa categoria específica estamos falando de criançs a entre 4 e 6 anos de idade, mas não necessariamente. O principal fator é a necessidade da presença de um dos pais ou mediador para a exploração da obra literária. Nessa fase, assim como na dos bebês, é importante o comprometimento do mediador no estimulo às possibilidades de exploração. Mas as obras já possuem uma complexidade regular, geralmente com grande presença de livros ilustrados, que ajudam não somente na compreensão da história em si, mas no desenvolvimento do senso de interpretação de cada leitor. Você verá que cada leitor pode chegar a uma conclusão diferente de uma mesma história, ou até mesmo a várias conclusões, uma para cada vez que a história foi lida.

Pequeno leitor

Lembre-se pequeno, de estatura e idade, nunca de importância! Seus filhos já são leitores no momento em que interagem com um livro, mesmo os bebês. Nessa fase, estamos falando geralmente de crianças entre 7 e 11 anos. São leitores que já possuem autonomia de leitura, mesmo que ainda enfrentem alguns desafios na compreensão ou na exploração do livro. Exploram-se temas de complexidade mais elevada e não necessariamente ilustradas. O mercado editorial tem focado bastante nessa e na próxima fase do leitor, principalmente com séries mais comerciais e com apelo popular real. Incluem-se aí series baseadas em jogos eletrônicos, redes sociais como youtube, entre outros. Mas existem inúmeras outras de qualidade que podem ser exploradas. O pequeno leitor, dependendo do seu nível de interação, já consegue definir o que gosta e o que não gosta de ler.

Fique atento, pois nessa faixa etária as diferenças de proficiência podem ser enormes. Por isso, algmas crianças já podem ser consideradas jovens leitores. De qualquer forma, sempre selecionamos títulos de diferentes complexidades dentro dessa faixa, assim você pode escolher o que melhor se encaixa no perfil leitor do seu pequeno.

Jovem Leitor

O Jovem leitor ou leitora já está em um nível mais elevado de capacidade de entendimento das obras. Além disso, estão passando por uma fase importante de transformação, não apenas física, como social e psicológica. São leitores independentes e que escolhem seus livros por uma identificação pessoal, seja por seu momento de vida, ou por seu perfil leitor. Para esse perfil já enviamos obras como O Chamado Selvagem de Jack London, ou A menina que queria ir para a escola da Adriana Carranca.

Como sabemos qual perfil é valido para cada leitor? Você é quem nos diz. No momento da realização da assinatura, você vai inserir essas informações do perfil de cada leitor, juntamente com suas informações pessoais de cadastro e entrega, e nós vamos trabalhar todos os dias para fazer com que essa relação do seu leitor com a obra enviada seja sempre um passo a mais no caminho do amor pela leitura.

Lembre-se que é importante ficar atento à relação do leitor com a leitura, só assim você poderá saber o nível de proficiência do pequeno ou jovem leitor. Também é possível trocar o nível de proficiência na área de assinantes, sempre que necessário. Mas isso deve ser feito sempre antes do dia 10 de cada mês, quando fechamos a lista de envio.

​***********
O Clube Adoletra quer incentivar a leitura em sua casa. Todos os meses lhe enviamos o melhor da literatura infantil e juvenil para que você possa criar sua própria biblioteca em casa e estimular seus pequenos a criar um vínculo de afetividade com o livro e com as possibilidades.

Fique informado!

+ Posts

Livros do mês (Setembro 2018)
Não tirem as crianças da sala :)