Livros do mês (Abril 2018)

Livros do mês (Abril 2018)

Postado em:
Blog - Livros escolhidos do mês
- 03/04/2018 21:56:54

Abril é o mês internacional do livro para a infância. Nesse mês especial fizemos questão de selecionar títulos que devem desafiar nossos assinantes a obter novos horizontes literários, seja qual for a idade do pequeno. Confira nossa lista do mês.

(conheça nossos planos mensais)

Entenda a relação de obras e kits:

LEGENDA: 

Livro principal:  Todos os assinantes daquele perfil receberão esse livro. 
Segundo livro: Para assinantes que recebem 2 livros/mês e têm um ou dois leitores com o mesmo perfil na mesma assinatura.
Obra alternativa: Pode substituir tanto o livro principal quanto o segundo livro, de acordo com a escolha do assinante. 
Plano biblioteca: Assinantes do plano biblioteca recebem esse livro

 

Obs. Você pode escolher qualquer obra da lista para substituir o título principal da sua categoria, mesmo que esse título seja de uma categoria diversa. Para isso, basta nos enviar um e-mail no contato@clubeadoletra.com.br ou pelo "fale conosco" do site, com seus dados de usuário, o livro que gostaria de receber e qual gostaria de substituir. O prazo para solicitação de alteração é até 10 de Abril.

Lembre-se que é importante ficar atento à relação do leitor com a leitura, independentemente da idade, só assim você poderá saber o nível de proficiência do pequeno ou jovem leitor. Também é possível trocar o nível de proficiência na área de assinantes, sempre que necessário. 

Obras selecionadas para envio em abril. (Para assinaturas efetivadas até 10/04/2018).

Perfil: Bebês 
 
Pra que serve um dedo? – Paula Taitelbaum 
 
Pra que serve um dedo?	Paula Taitelbaum
Ilustração: Julie Rambaud
Editora: Piu
Dimensões(cm): 21x21
Capa: Capa dura
Páginas: 40
Edição: 1 /2017

Dedo serve pra levantar sempre que você sabe a resposta. Dedo serve pra mostrar qual é o doce que você mais gosta. Dedo também serve pra acender, furar, apertar, chamar, coçar, apontar e desenhar.

E, pra começar, que tal usar o seu para abrir e folhear este livro?

O Animal mais Feroz – Dipacho
 
O Animal mais Feroz – Dipacho
Ilustração: Dipacho
Editora: V&R
Dimensões(cm): 21x21
Capa: Capa dura
Páginas: 32
Edição: 1 /2016

Se você olhar só um pedacinho, pode não adivinhar. Mas, se tomar distância e ver o todo, vai perceber que não há animal mais feroz do que esse. Abra o livro e descubra que, quase sempre, tudo é uma questão de perspectiva. O autor e ilustrador colombiano já recebeu diversos prêmios por suas obras. Em 2015, seus desenhos foram selecionados para serem exibidos na Feira de Bolonha (Itália), a mais importante feira de livros infantojuvenis.

As crianças poderão descobrir as diferenças entre a parte e o todo, e as relações de perspectiva (uso de metonímia através das imagens). Temas com natureza, ciclo da vida e medo também podem ser trabalhados.
 

O livro da família  – Todd Parr

O livro da família  – Todd Parr
Ilustração: Todd Parr
Editora: Panda Books
Dimensões(cm): 25x25
Capa: Brochura
Páginas: 32
Edição: 1 /2016

Com frases curtas, diretas e envolventes, Todd Parr mostra de maneira simples e divertida que existem diferentes tipos de famílias. As ilustrações têm traços fortes e são bem coloridas, o que aproxima e chama a atenção da criança (e dos adultos também). Com seus traços e palavras simples, Todd é considerado um dos mais renomados autores de literatura infantil. Seus livros vêm conquistando crianças de todo o mundo e já foram publicados nos Estados Unidos, na França, Espanha, no Japão e em Israel.
 
 
Perfil: Para ler junto

João Esperto, leva o presente certo – Candace Fleming
 
João Esperto, leva o presente certo – Candace Fleming
Ilustração: G. Brian Karas
Editora: Farol Literário
Dimensões(cm): 28x26
Capa: Brochura
Páginas: 34
Edição: 1 /2016
 
O que você faria se fosse convidado para a festa de  dez anos de uma princesa e não tivesse dinheiro para comprar um presente? Pois bem, João decide assar um bolo para a princesa. E ele só precisa agora seguir caminho até o castelo. O que pode dar errado? Só lendo para descobrir.

Candace Fleming conquistou a Medalha Newberry ainda na quinta série, com seu primeiro mistério chamado: “Who done it?” (Quem fez isso?). Vem colecionando diversos outros desde então. Hoje, Candace é uma aclamada e versátil autora, com mais de vinte publicações para crianças, incluindo o vencedor do Boston Globe / Horn de melhor biografia, “The Lincoln”; o Best-seller livro de imagens: “Muncha! Muncha! Muncha!”; e “Boxes for Katje” (Caixas para Katje).
 

As Aventuras de Tommy – H.G Wells

As Aventuras de Tommy – H.G Wells
Ilustração: H.G Wells
Editora: Piu
Dimensões(cm): 21x21
Capa: Capa dura
Páginas: 32
Edição: 1 /2017

Prepare-se para conhecer as aventuras escondidas dentro deste livro. A primeira delas será a aventura de descobrir a única obra infantil escrita (e ilustrada!) por H.G. Wells, famoso por suas histórias de ficção científica como A Guerra dos Mundos e A Máquina do Tempo. Depois, virá a aventura de encontrar um garoto bem legal chamado Tommy (apesar de este não ser o seu verdadeiro nome), que, ao salvar a vida de um homem muito rico e orgulhoso, ganha dele um presente extraordinário.

Por fim, a aventura de perceber que novas histórias podem surgir quando a leitura de "As Aventuras de Tommy" terminar, e que nelas os pequenos leitores também são personagens principais
 

O Monstro do Pé Molhado – Nana Toledo

O Monstro do Pé Molhado – Nana Toledo
Ilustração: Guilherme Karsten
Editora: Gato Leitor
Dimensões(cm): 23x26
Capa: Brochura
Páginas: 32
Edição: 1 /2017

O Monstro do Pé Molhado nos convida a adentrar no universo lúdico da criança que espontaneamente cria personagens imaginários para alimentar seu mundo de fantasias.

A história mostra a relação saudável e divertida entre o pequeno Lucas e sua mãe. Enquanto ajuda o filho a descobrir de quem são as pegadas misteriosas que aparecem no corredor da casa, a mãe faz referências a personagens conhecidos da literatura infantil, experimenta de novo o sabor da infância e nos ensina que podemos dar vida às histórias, heróis, vilões ou amigos divertidos como o encantador Monstro do Pé Molhado, mergulhando numa brincadeira.
 
 
 
 
Perfil: Pequeno leitor
 
A mãe que chovia – José Luís Peixoto

A mãe que chovia – José Luís Peixoto
Ilustração: Daniel Silvestre da Silva
Editora: Cia das Letrinhas
Dimensões(cm): 20x20
Capa: Brochura
Páginas: 64
Edição: 1 /2017

O menino desta história é filho da chuva. E, com uma mãe tão necessária a todos, tem de aprender, a duras penas, a partilhar com o mundo todo o seu cuidado e dedicação.

Através do seu percurso, ele dá aos leitores uma lição de generosidade e perseverança - e acaba por descobrir uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães. O protagonista deste livro é filho da chuva, que não consegue estar ao lado da família o ano todo, mas sempre que pode demonstra seu amor incondicional de uma forma que só ela seria capaz.
 
José Luís Peixoto nasceu em 1974, em Galveias, Portugal. Estudou línguas e literaturas modernas na Universidade Nova de Lisboa. É autor de romances, contos, poemas e peças de teatro, e seus livros já foram traduzidos para cerca de vinte idiomas.
  
 
A vida íntima de Laura – Clarice Lispector

A vida íntima de Laura – Clarice Linspector
Ilustração: Odilon Moraes
Editora: Rocco
Dimensões(cm): 24x24
Capa: Capa dura
Páginas: 48
Edição: 1 /2016

Autora de um dos mais intrigantes contos da literatura brasileira – “O ovo e a galinha” – Clarice Lispector também elegeu este animalzinho desajeitado como protagonista do infantojuvenil A vida íntima de Laura, que agora ganha nova edição pela Rocco, com ilustrações de Odilon Moraes. No conto, a galinha é apresentada como um ser que “tem muita vida interior” e, sobretudo, um “disfarce do ovo” – símbolo do mistério da existência. Também em A vida íntima Clarice vai, como de costume, descortinar junto às crianças leitoras o mistério existente sob a vida cotidiana. Tudo a partir do pequeno universo de Laura, uma galinha muito simpática, de pescoço bem feio, casada com um vaidoso galo chamado Luís. 

Nesta nova edição, as tocantes ilustrações em estilo aquarela do premiado Odilon Moraes conferem novos contornos à vida de Laura, e se casam perfeitamente bem com a atmosfera da narrativa. Destaque para a ilustração da própria Clarice, sentada à frente da máquina de escrever, que perpassa toda a história, revelando o traço biográfico característico da obra da escritora. A narrativa não deixa de ser, também, uma conversa íntima da Clarice, escritora, com seu leitor. 

A vida íntima de Laura fala aos pequenos leitores com inteligência e sensibilidade, levando ao universo infantojuvenil a pertinência de temas como a vida e a morte, o belo e o feio, o cotidiano e o extraordinário. Como em toda obra de Clarice, nesta história a galinha é apenas pretexto para se falar, com muito respeito, do ovo. De nossa tão íntima – e misteriosa – existência.  
 
 
O Último e Verdadeiro Rei do Bosque  – Iban Barrenetxea

O Último e Verdadeiro Rei do Bosque  – Iban Barrenetxea
Ilustração: Iban Barrenetxea
Editora: Cia das Letrinhas
Dimensões(cm): 21x25
Capa: Brochura
Páginas: 72
Edição: 1 /2015

Em um lindo bosque de bétulas, os irmãos Jaska, Kaspar e Másia vivem tranquilamente em uma minúscula casa de madeira. Na primeira manhã de inverno, porém, uma série de acontecimentos mudará completamente suas vidas. Isso porque Másia quer porque quer um cachecol de pele de lobo, e ninguém melhor que seus irmãos para caçar no bosque.

Jaska, alto e tonto, e Kaspar, baixinho e medroso, acabarão cruzando com um lobo bem diferente, conhecerão um tal de rei Primus I e sua guarda real e assistirão à chegada da primeira neve depois de uma festa pra lá de animada.

Mas tudo só vai realmente se transformar quando eles descobrirem quem é o verdadeiro - e único - rei do bosque.
 
 
Perfil: Jovem Leitor
 
Minha Querida Assombração – Reginaldo Prandi

Minha Querida Assombração – Reginaldo Prandi
Ilustração: Rodrigo Rosa
Editora: Cia das Letrinhas
Dimensões(cm): 14x21
Capa: Brochura
Páginas: 144
Edição: 1 /2003

O sociólogo Paulo chega em casa com uma grande novidade para os filhos Francisco, Rita, Fernando e Luísa: iriam passar uma semana numa fazenda antiga do interior.

Na Fazenda Velha, em Três Córregos, a família é recebida pela proprietária, dona Santa. Além de nadar no riacho, correr atrás dos bezerros e subir numa grande figueira, as crianças ouvem histórias de arrepiar contadas à noite pela anfitriã. De repente, coisas estranhas começam a acontecer, envolvendo a todos numa trama do outro mundo.

Tendo as tradições caipiras como pano de fundo, Minha querida assombração se compõe de dois planos: a história principal, ou conto-moldura, é narrada em terceira pessoa e descreve a vida na fazenda; já as histórias de assombração são contadas em verso por dona Santa.

Reginaldo Prandi passou a infância na cidade de Potirendaba, interior de São Paulo, onde ouvia histórias de terror contadas por sua avó paterna, Josefina. Além das ilustrações de Rodrigo Rosa, o livro traz também imagens do álbum de fotografia do autor.


Uma longa caminhada até a água – Linda Sue Park

Uma longa caminhada até a água – Linda Sue Park
Editora: WMF Martins Fontes
Dimensões(cm): 14x21
Capa: Brochura
Páginas: 106
Edição: 8 /1994

O livro narra duas histórias, em diferentes épocas, de dois jovens nascidos no Sudão: Salva Dut, um menino que passou sua infância fugindo da guerra, na década de 1980, e que consegue se refugiar nos Estados Unidos; e Nya, uma menina que em 2008 ainda precisa caminhar horas e horas todos os dias até a lagoa para buscar água para sua família. Com uma mensagem de esperança: que até mesmo num país cheio de problemas, sobreviventes determinados podem encontrar o futuro pelo qual anseiam.
 
 
O Senhor das Moscas - William Golding

O Senhor das Moscas - William Golding
Tradução: Sergio Flaksman
Editora: Alfaguara
Dimensões(cm): 15x23
Capa: Brochura
Páginas: 224
Edição: 1 /2014

Publicado originalmente em 1954,Senhor das Moscas é um dos romances essenciais da literatura mundial. Adaptado duas vezes para o cinema e traduzido para 35 idiomas, o clássico de William Golding já foi visto como uma alegoria, uma parábola, um tratado político e mesmo uma visão do apocalipse. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos. Liderados por Ralph, eles procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade. 

Ao narrar a história de meninos perdidos numa ilha, aos poucos se deixando levar pela barbárie, Golding constrói uma reflexão sobre a natureza do mal e a tênue linha entre o poder e a violência desmedida.

A nova tradução para o português mostra como Senhor das Moscas mantém o mesmo impacto desde seu lançamento: um clássico moderno; um livro que retrata de maneira inigualável as áreas de sombra e escuridão da essência do ser humano.


 

​***********

O Clube Adoletra quer incentivar a leitura em sua casa. Todos os meses lhe enviamos o melhor da literatura infantil e juvenil para que você possa criar sua própria biblioteca em casa e estimular seus pequenos a criar um vínculo de afetividade com o livro e com as possibilidades.

Receba o melhor da literatura infantojuvenil todo mês em sua casa.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Como e por que ler para seu bebê?
Como e por que ler para seu bebê?
Livros do mês (Março 2018)
Livros do mês (Março 2018)
As histórias que a Fafá conta!
As histórias que a Fafá conta!
Livros do mês (Fevereiro 2018)
Livros do mês (Fevereiro 2018)
Conheça Nina e seu Mar de Histórias! Especialista do clube em fevereiro.
Conheça Nina e seu Mar de Histórias! Especialista do clube em fevereiro.